A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), juntamente com as lideranças e a comunidade de Salinas, desenvolve ações para viabilizar a construção da sede própria do seu campus naquele município. E o público teve a oportunidade de conhecer melhor o projeto da nova sede do campus durante o XIV Festival Mundial da Cachaça, realizado na cidade, no período 9 a 11 de outubro.
A Unimontes montou um estande no Festival da Cachaça, no qual apresentou projetos de pesquisa relacionados à cachaça, elaborados pelos acadêmicos. E, na oportunidade, divulgou o projeto da sua sede própria no município, considerado de suma importância para o desenvolvimento da cidade e da região. Os trabalhos foram chefiados pelo professor Fernando Batista Coutinho, coordenador do Campus de Salinas.
O terreno para instalação da sede própria da Unimontes em Salinas foi doado pela empresa Ferreti Incorporações. A Universidade recebeu a escritura de doação do imóvel, que tem 14,6 mil metros quadrados.
EstandeUm passo importante foi a elaboração do projeto arquitetônico do futuro campus, de autoria dos arquitetos Danilo Marcos de Souza (da Ferreti Incorporações) e Sandro Frederico Gomes Martins, da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Unimontes. Pela proposta, o prédio terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. Além de salas de aula, o projeto prevê a construção de biblioteca, setores administrativos e áreas de estudo e de pesquisa.
O projeto foi apresentado, primeiramente, em reunião entre o reitor João dos Reis Canela, o prefeito de Salinas, Joaquim Neres “Quincas” Dias e o empresário Reginaldo Ferreira Tiago, diretor presidente da empresa Ferreti Incorporações. A partir daí, foi iniciada mobilização para viabilizar recursos federais para as obras, cujos custos ainda estão sendo estimados.
A Universidade está presente em Salinas desde 2006 e mantém na cidade o curso de graduação em Ciências Contábeis. Conta, também, com pós-graduação na mesma área. Atualmente, as atividades docentes são desenvolvidas na Escola Estadual João Porfírio enquanto a parte administrativa é sediada em outro prédio cedido pela prefeitura. A perspectiva é para que, a partir da implantação do futuro campus, a Universidade venha criar novos cursos de graduação e de pós-graduação no município, em atendimento às demandas locais e regionais.
Publicado em:26/10/2015
Fonte: Unimontes