MENU

Expansão do Jaíba terá participação maior da agricultura familiar

jaiba1A expansão do Projeto Jaíba, considerado o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina, contará com a participação social, sobretudo de movimentos ligados à agricultura familiar. A retomada dos trabalhos já começou e a previsão é que as etapas 3 e 4 do projeto, paralisadas há anos, sejam entregues até o fim de 2018.

“Nosso compromisso é fazer um projeto que considere as demandas de quem vive na região. Os trabalhadores rurais são parte da estratégia para impulsionar a produção no Jaíba e garantir mais emprego e renda”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo. Segundo a Ruralminas, o projeto de expansão do Jaíba prevê a implantação de infraestrutura em uma área de seis mil hectares e o assentamento de até 1.200 famílias de agricultores. O canal principal de irrigação da etapa 3 já está instalado.

Read more...

Circuito busca soluções para a perenização das pastagens no Norte de Minas

emater

A perenização das pastagens tem sido um dos sérios problemas enfrentados pelos pecuaristas do Norte de Minas Gerais. Para discutir o assunto e buscar soluções, será realizado, entre os dias 26 e 30 de setembro, o Circuito sobre Pastagens para o Norte de Minas. O circuito visitará seis municípios. A iniciativa é da Emater-MG e do Grupo de Bovinocultura, formado por 256 produtores e técnicos do setor que se comunicam por uma rede social.

A primeira etapa acontece na cidade de Pirapora (26/09). As próximas serão realizadas nos municípios de São Francisco (27/09), Januária (27/09), Janaúba (28/09), Salinas (29/09) e Montes Claros (30/09). O circuito tem como tema: Estratégias para a Perenização das Pastagens do Norte de Minas: o que deve e pode ser feito?. “Perenizar é recuperar e manter viva e produtiva a pastagem”, explica o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila.

Read more...

Unimontes e Núcleo de Pesquisa assinam carta de intenção para identificar e delimitar comunidades tradicionais

reuniaoElaborar relatórios antropológicos com a caracterização histórica, econômica, ambiental e sócio-cultural de comunidades quilombolas do Norte de Minas. E também: identificar e delimitar as comunidades tradicionais do médio São Francisco, em Minas Gerais. As propostas estão presentes na carta de intenção assinada entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (Niisa/Unimontes). O documento foi firmado durante a realização do IV Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais.

O próximo passo, a partir daí, está na celebração do termo de cooperação técnica da Universidade com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objeto final visa a elaboração de relatórios técnicos de identificação e delimitação das áreas das comunidades tradicionais do Norte de Minas Gerais, com conjuntos do Niisa/Unimontes e do Incra.

Read more...

Mais Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Previsão do Tempo

  
  

Dados Meteorológicos

Cotações

Indicadores

sismos2


pesquisa e tecnologias


vitrine01


acoes seca

rodape 2

GO_TO_TOP