MENU

Cidade sedia Seminário de Apicultura

seminario apiculturaA cooperação e o aprimoramento técnico para o desenvolvimento do arranjo produtivo local do Norte de Minas são os principais temas a serem debatidos durante o 12º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que ocorrerá nesta quinta-feira (8/10), em Montes Claros. Promoção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas, Senar, Emater/MG e Sebrae, o evento será no Parque de Exposições João Alencar Athayde. A abertura acontecerá às 8h30, com as presenças de diversas autoridades empresarias e políticas, entre elas o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, que fará o pronunciamento oficial.

De acordo com programação divulgada pela Codevasf, o destaque fica para as ações de organização e cooperação entre as associações de apicultores, criadas pela Codevasf em Minas Gerais. O Seminário tem como objetivos incentivar os apicultores a desenvolverem ações para melhor aproveitamento das oportunidades e superação dos desafios, com o apoio de instituições públicas e privadas que atuam no fomento à atividade produtiva no Vale do São Francisco. Também faz parte da programação um amplo debate sobre o Projeto de Indicação Geográfica do Mel de Aroeira, que será conduzido pelo chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, engenheiro agrônomo Alex Demier.

PALESTRAS

As palestras sobre meliponicultura e o aprimoramento das técnicas de manejo dos apicultores, visando à busca do aumento da produtividade dos apiários, a maximização dos resultados e a consequente elevação de renda do produtor serão ministradas por profissionais experientes e grandes conhecedores desse assunto a nível nacional e internacional. O público-alvo do evento são apicultores, produtores rurais e fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos, professores, universidades, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. Inscrições podem ser feitas no local do evento.

Segundo Alex Demier, existem hoje no Norte de Minas mais de mil famílias de pequenos produtores rurais, que produzem em torno de 800 toneladas de mel por ano. Toda a produção, com investimentos de apoio à cadeia produtiva da apicultura em pequenas comunidades rurais por meio das ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais da Codevasf, rende aos produtores norte-mineiros mais de R$ 8 milhões por ano.

PROGRAMAÇÃO

O encontro terá início com a palestra sobre o manejo da “Apis Mellífera” em regiões semiáridas para redução da perda de enxames e aumento da produtividade, que será proferida pelo professor da Universidade Federal do Piauí, Darcet Costa Souza. Ás 10 horas, técnicos da Codevasf, da Emater/MG e da Funed falarão sobre a indicação do mel de aroeira. Na parte da tarde, com inicio previsto para as 13h30, o engenheiro Afonso Odério Nogueira Lima, responsável pelo entreposto do município de Altamira/PA, falará sobre o Manejo de Melgueiras para Aumento da Produtividade na Criação de “Apis Mellífera”.

O presidente da Femap, José Calazans de Melo, acompanhado pelos coordenadores dos núcleos apícolas dos municípios de Janaúba, Januária, Montes Claros/Bocaiúva e de Pirapora, fará uma apresentação do núcleo do Norte de Minas da Femap, destacando a sua composição, as perspectivas e os desafios. O encerramento das atividades técnicas do seminário acontecerá com a palestra sobre a criação de abelha jataí, proferida pelo instrutor do Senar, Másio Sérvulo Magalhães.

Publicado em: 07/10/2015

Fonte: JN

rodape 2

GO_TO_TOP