MENU

Especialistas vão discutir investimentos em energias renováveis no Norte de Minas

energia fotovoltaicaO potencial do Norte de Minas para investimentos em energia fotovoltaica será tema de um Workshop que vai reunir vários especialistas em Montes Claros, no próximo dia 11. O evento, que integra a programação da 20ª Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços (Fenics), é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais – Adenor e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI.

O workshop “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas” será realizado durante todo o dia, em dois locais. Pela manhã, no auditório da OAB, e à tarde, no Hotel Intercity. O evento tem como público-alvo indústrias, empreendedores, investidores, empresas de engenharia de projetos e construções, fornecedores de equipamentos, governos e responsáveis pela infraestrutura energética da região.

O diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene, Davidson Barbosa Dantas, abrirá os trabalhos do workshop com a apresentação do Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - PESI. O documento, produzido pelo Sistema Sedinor/Idene em parceria com a Sudene, apresenta demandas identificadas especialmente nas áreas social, econômica, ambiental e de infraestrutura, além de apontar condições e pontos favoráveis que precisam ser potencializados para garantir o desenvolvimento regional.

O secretário da Sedinor, Paulo Guedes, fará a entrega oficial do documento. “O PESI é um diagnóstico completo da nossa região em todas as áreas. A partir desse trabalho foi montado um plano de ação efetiva que possa trazer resultados de desenvolvimento capaz de reduzir as desigualdades sociais e econômicas nos nossos municípios”, ressalta o secretário.

Paulo Guedes ressalta que projeto energia fotovoltaica já é um produto do PESI, que foi classificado como uma das grandes potencialidades do Norte de Minas, região com grande incidência de raios solares durante todo o ano.

No workshop, o presidente da Adenor, Pávilo Miranda, vai falar sobre “Energia Fotovoltaica e o Desenvolvimento Regional”. Segundo ele, também serão disponibilizadas para empresários e investidores informações e serviços sobre os projetos de implantação de Centrais Geradoras de Energia Fotovoltaica.

O consultor Uilton Rocha apresentará o potencial para empreendimentos fotovoltaicos no Norte de Minas. “Vamos discutir os gargalos e as oportunidades da região, que possui condições favoráveis para implantação e desenvolvimento da energia fotovoltaica, como sol em abundância, terras disponíveis e proprietários interessados em implantar os sistemas”, pontua.

"Certamente, o workshop e a presença dessas empresas na FENICS incrementará o desenvolvimento dos negócios e permitirá a elas conhecerem com mais detalhes as oportunidades de investimentos que estarão disponíveis a partir de 2016, além de divulgar seus produtos e serviços", destaca Edilson Torquato, presidente da ACI.

O evento também será uma oportunidade para os participantes conhecerem as linhas de crédito e incentivos que estão disponíveis no Estado e na região para os projetos de geração de energia e ampliação da indústria local.

Programação

Manhã – Auditório da OAB Montes Claros

08:30 às 09:30 – Abertura Solene

09:30 às 10:00 – Apresentação do PESI – Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais

10:00 às 10:15 – Entrega oficial do PESI – Paulo Guedes

10:15 às 10:30 – Apresentação “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”

10:30 às 12:00 – Empreendimentos Fotovoltaicos no Norte de Minas Gerias

Tarde – Hotel Inter City

13:30 às 15:30 – Painel I – Infraestrutura de Sistema Elétrico

15:30 às 17:30 – Painel II – Linhas de créditos e incentivo para investimentos fotovoltaicos (BNDES, BDMG e BNB)

Publicado em: 04/09/2015

Fonte: Sedinor

rodape 2

GO_TO_TOP