MENU

Codemig planeja investir em indústrias mineiras

Investimento nas indústrias mineiras, especialmente nas áreas de mineração e de energia térmica. Essa é a diretriz norteadora da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) de agora em diante, de acordo com o seu diretor-presidente, Marco Antônio Castello Branco. O diretor recebeu a visita da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta (19/3/15), na sede da Codemig, em Belo Horizonte.Codemig

De acordo com o presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), a partir da reunião ficou claro o quanto a Codemig quer ajudar o Estado a crescer e gerar empregos de qualidade, principalmente no Norte de Minas. “Nossa região tem muitas potencialidades, especialmente no que concerne à energia térmica. E a Codemig tem o dinheiro para ajudar no nosso desenvolvimento”, explicou.

Durante a reunião, o diretor-presidente explicou que, entre os investimentos que a Codemig está planejando para os próximos anos, estão a energia térmica, por meio da biomassa de madeira, o adubo termo-potássio TK47 - mais barato que o cloreto de potássio e que melhora a qualidade dos frutos nos quais é usado -, e a construção de um gasoduto no distrito industrial da Codemig em Uberaba (Triângulo Mineiro).

"A biomassa de madeira é um poço de petróleo em cima da terra. É uma energia renovável e que sai mais barato do que ficarmos sem água. A madeira custa US$ 1,30 por milhão de BTU, enquanto o gás de xisto custa US$ 5. Madeira tem um preço muito mais competitivo e, agora que as siderúrgicas estão paradas, é a chance do Norte de Minas usar o seu potencial”, explicou.

BTU é a sigla de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. É uma unidade que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, essa unidade serve para determinar a potência de refrigeração de vários aparelhos, como, por exemplo, o ar-condicionado.

Vice-presidente da comissão, o deputado Bosco (PTdoB) considerou a visita "extremamente positiva”. “Saímos daqui convencidos da potencialidade de grande desenvolvimento econômico do nosso Estado. A visão do diretor-presidente de fazer com que a Codemig seja um agente fomentador é extremamente importante para Minas Gerais. Acho que esse é o caminho certo para fazer do Estado um modelo de desenvolvimento no País”, concluiu.

Próximas reuniões – A Comissão de Minas e Energia está visitando diversas empresas e instituições do Estado com o objetivo de buscar propostas para o desenvolvimento de Minas Gerais. Os deputados já estiveram na Cemig e planejam visitar também a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Vale e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede).

Fonte: ALMG

Publicado em19-03-2015  

 

rodape 2

GO_TO_TOP