MENU

Com apoio da Codevasf, famílias do semiárido mineiro produzem 800 toneladas de mel ao ano

A produtora rural e apicultora Luzia Alves da Costa, da comunidade de Buritizal, no município de Guaraciama (MG), viu na criação de abelhas mais uma fonte de renda para a família. Hoje, com a ajuda dos três filhos, divide o tempo entre os afazeres domésticos e a atividade de apicultura. A família de Luiza é uma das que estão sendo beneficiadas com a implantação de 500 kits apícolas familiares em Minas Gerais pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Mel semiarido

“O apoio da Codevasf foi a minha salvação e de muitas outras famílias, que sempre viam as suas esperanças de dias melhores morrerem com as plantações agrícolas”, afirma a apicultora. Ela explica que, diferente das demais atividades agropecuárias, a apicultura sofre menos os efeitos impostos pelas longas estiagens que assolam a região onde mora.

 Além dos kits familiares implantados – até o momento, foram 411, dos 500 adquiridos –, a Codevasf promoveu capacitações aos beneficiários, entregou materiais e equipamentos como centrífugas, tanques decantadores e embaladoras para unidades de extração, beneficiamento, armazenamento e comercialização de produtos apícolas. Também foi construída uma unidade de extração e beneficiamento de mel no município de Porteirinha.

O investimento na ação em Minas desde 2012 é de R$ 3,4 milhões e integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, conduzido pela Codevasf em sua área de atuação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

“Essas ações estão sendo ampliadas a cada ano”, diz o engenheiro agrônomo da Codevasf Alex Demier. “Só nos últimos dois anos, os investimentos nesse segmento produtivo mais que dobrou, atendendo famílias em 19 municípios mineiros”, completa.

Fonte: CODEVASF

Publicado em: 26/02/2015

rodape 2

GO_TO_TOP