Unimontes é recredenciada para os próximos quatro anos

unimontesA Universidade Estadual de Montes Claros foi recredenciada por mais quatro anos. A decisão foi publicada nessa quinta-feira (8 de junho), no Diário do Executivo, do Diário Oficial do Estado “Minas Gerais”, em resolução assinada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa Júnior, com base no relatório de avaliação de comissão especial do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), que cumpriu visita técnica à Unimontes, em março último.

Conforme o relatório analisado pela Comissão, a Unimontes atendeu, “na íntegra, os requisitos estabelecidos pelo Conselho Estadual de Educação”, sendo “importante ressaltar que a Instituição cumpre seu papel no âmbito de sua responsabilidade quanto ao ensino, à pesquisa e à extensão (...) tendo como ponto forte a grande expansão dos programas de pós-graduação Stricto sensu da pesquisa e a amplitude dos projetos de extensão”.

A Unimontes foi avaliada com base no desempenho em cinco critérios: “Planejamento e Avaliação Institucional”, “Desenvolvimento Institucional”, “Políticas e Ações Acadêmicas”, “Políticas de Gestão” e “Infraestrutura Física”, dentre os quais estão dados associados ao organograma funcional da Unimontes; relação de cursos presenciais e a distância; relação de corpo docente; titulação e regime de trabalho; cursos de mestrado e doutorado (incluindo os programas interinstitucionais); atividades, grupos e linhas de pesquisa em desenvolvimento; programas de residência médica e os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enade 2014/2016).

EXCELÊNCIA

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, ressaltou a importância do recredenciamento, cuja renovação é um reconhecimento pleno aos esforços de toda comunidade acadêmica na busca pela excelência e pelo funcionamento pleno da Universidade Estadual de Montes Claros. “O recredenciamento é, de maneira estrita, uma avaliação criteriosa por uma comissão de enorme gabarito e competência do trabalho que está sendo feito pelos dirigentes, professores, servidores, alunos e colaboradores da Unimontes”, destacou o reitor.

O relatório do CEE-MG ressalta as recentes melhorias alcançadas pela Unimontes, como a conclusão e a execução em andamento de obras importantes, como o Restaurante Universitário, Auditório e o Museu do Folclore; a instalação, adequação e modernização de diversos laboratórios básicos de apoio ao ensino. O documento destaca, também, a implantação do CTI de Adultos e a adequação de 24 leitos para Clínica Cirúrgica, no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria.

A Comissão do Conselho Estadual de Educação considerou, ainda, a evolução no atendimento externo por parte da Unimontes, com a oferta de projetos de extensão focados na inclusão social e na diversidade cultural, cursos, seminários, promoção de eventos e prestação de serviços à comunidade local e regional.

No quadriênio avaliado (2012/2015), conforme avaliação do CEE, houve um aumento de 18% no quantitativo de projetos de pesquisa, além das parcerias em projetos de mestrados e doutorados interinstitucionais e nos programas públicos de capacitação de recursos humanos, com o objetivo de qualificar os docentes e servidores em exercício na universidade, além de incentivar a participação em eventos científicos, técnicos e culturais.

Outro ponto positivo destacado pelo CEE está na proposta de criação de cursos de pós-graduação Lato sensu (presenciais e a distância) priorizando áreas ainda não contempladas, e a estabilidade na oferta das residências em saúde. O relatório avaliza, também, o planejamento financeiro e orçamentário e a gestão do ensino, da pesquisa e extensão com a especificação dos itens de despesa, aportes, e auxílio financeiro a pesquisadores e material permanente. Em destaque, o aporte destinado à Universidade na gerência dos trabalhos para a condução das 13 sedes mineiras do Programa Brasil Profissionalizado.

Fonte: Unimontes

rodape 2