MENU

Unimontes comemora 55 anos de existência com avanços e reconhecimento aos seus colaboradores

unimontesA Universidade Estadual de Montes Claros vive um momento histórico. A instituição completa nesta quarta-feira (24/5) 55 anos de ensino superior no Norte de Minas – atualmente com abrangência em quase 40% do território mineiro. O aniversário da Unimontes é comemorado com uma série de atividades e homenagens aos benfeitores da educação, iniciadas no domingo (21/5) e que prossegue até esta sexta-feira (26/5). A data também é celebrada com o registro de conquistas e de avanços em cinco décadas e meia de atividades.

Está marcada para esta quarta-feira, às 8 horas, a solenidade oficial de comemoração, com o "Momento Viva a Vida & Saúde", que será coordenado pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6 (campus-sede). Em seguida, haverá apresentação da Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar, com o corte de bolo comemorativo.

Por meio da Lei Estadual 2.615, em 24 de maio de 1962, era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira de 1989. Os avanços da instituição no ensino, pesquisa e extensão são destacados pelo reitor João dos Reis Canela.

"São 55 anos de construção coletiva, com o empenho e dedicação de pioneiros que sonharam e lutaram para a implantação de uma universidade no sertão das Gerais. Hoje, essa instituição é uma realidade com resultados extraordinários", assegura.

Entre as principais conquistas, ele enumera o crescimento da titulação docente, a implantação de cursos de pós-graduação Stricto sensu e a realização do concurso público para professor. Outra conquista foi a construção do Restaurante Universitário. Além disso, atualmente, várias obras estão em andamento no campus-sede e nos demais campi.

A Universidade Estadual de Montes Claros conta com 56 cursos de graduação presenciais e outros 31 cursos no modelo a distância, além de nove cursos técnico-profissionalizantes. A instituição capacita recursos humanos, sobretudo, para os municípios da sua área de abrangência no Norte de Minas, Noroeste do Estado e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em funcionamento 16 mestrados e três doutorados próprios.

NÚMEROS EM DESTAQUE

A Unimontes conta, atualmente, com quase 12 mil alunos matriculados nos seus cursos de graduação, pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), profissionalizantes e tecnólogos. Nos cursos de graduação a distância estão matriculados 1.642 acadêmicos. A instituição conta ainda com 514 alunos nos cursos próprios de mestrado e doutorado.

A comunidade acadêmica é formada por 2.509 colaboradores, sendo 1.389 servidores técnico-administrativos e 1.120 professores. O corpo docente conta com 500 mestres, 303 doutores e 316 especialistas. O percentual de professores com títulos de mestre e/ou doutor na Universidade chega a 71,6%. A capacitação docente aumentou expressivamente com o Concurso Público para Professor de Educação Superior, realizado em 2015 e 2016, com a previsão do preenchimento de 637 vagas em todos os departamentos da universidade. As nomeações até aqui correspondem a 91,75% do total de vagas que tiveram candidatos aprovados no concurso.

A Universidade Estadual de Montes Claros também se notabiliza pelo avanço na pesquisa científica e tecnológica e na prestação de serviços à comunidade. A Unimontes conta com 246 projetos de pesquisa em andamento, com 53 grupos de pesquisa e 197 linhas de pesquisa.

Na prestação de serviços é destaque a assistência à saúde da população regional, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria. A unidade presta atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. O HUCF realiza 451 mil procedimentos anuais. Na extensão comunitária, a Unimontes realiza mais de 450 mil atendimentos por ano.

Fonte: Unimontes

rodape 2

Vá para o topo