Campus da Unimontes sediará o último encontro regional do fórum técnico das startups da ALMG

post 1Montes Claros recebe o último encontro regional do Fórum Técnico Startupsem Minas – “A Construção de uma Nova Política Pública” –, promoção da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Será no dia 4 de novembro, sexta-feira, no Auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6, do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG até quarta-feira (2).

O objetivo do fórum é colher sugestões da sociedade para a criação de uma política estadual de estímulo ao desenvolvimento das startups. Essas empresas podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços sob condições de extrema incerteza mercadológica.

Confira

Hotsite do evento (local de inscrições)
Portal da Inemontes
Portal do Ágora Unimontes
Portal Simi

PROGRAMAÇÃO

Logo na abertura, o público participará de um painel de contextualização, presidido pelo superintendente de Inovação Tecnológica, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Roberto Rosenbaum, com a participação de representantes da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira (Fundetec), AgroWet, Embratec, Entregar, Quero Publicidade e da Resultado.
Após o painel, os participantes se dividem em discussões em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar: “Startups, empreendedorismo e inovação: Conceitos, cultura e atores”; “Startups, políticas e desburocratização” e “Startups, investimentos e incentivos”.

Além destas atividades, também acontecem a discussão e a aprovação do documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, na sede da ALMG. entre 23 e 25 de novembro.

Cresce movimento de estímulo às startups em Montes Claros - Um dos estímulos à criação de startups em Montes Claros é a Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes, que, desde 2012, abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes), além do Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (Ágora Unimontes).

Segundo a diretora-executiva da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, o objetivo da incubadora é fomentar empreendimentos, contribuindo com a formação e a fixação na cidade de mão de obra qualificada e com o desenvolvimento de todo o Norte de Minas. A incubadora dá apoio inicial na parte de legislação, de contabilidade e de acompanhamento de uma empresa.

Na opinião de Sara Antunes, nos últimos anos, tem acontecido um movimento forte em Montes Claros em prol das startups e da inovação. “Cito, como exemplo, a Minas UP, que é formada por um grupo imenso de empreendedores”, destaca.

Um dos colaboradores da Minas UP, Fernando Toledo, explica que o grupo se constitui, em especial, de empresários das áreas de tecnologia, de inovação e de startups. “A ideia é fazermos trocas de informação e de experiências. Temos colaborado não apenas para a criação de startups, mas também para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no Norte de Minas”, explica.

EMPREENDEDORISMO – Sara Antunes, da Inemontes, também lembra a realização da 1ª Semana de Inovação e Empreendedorismo, com atividades de gestão, tecnologia e inovação para o sucesso de uma empresa. O evento foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Unimontes e em diversas instituições de ensino de Montes Claros entre 24 e 27 de outubro. “Estamos em um movimento pró-startups e de unir universidades para mostrar a importância da inovação no desenvolvimento da região”, pontua.

Para Fernando Toledo, da Minas UP, “as universidades locais estão entendendo a importância do tema para os acadêmicos, ao instigar e fomentar o empreendedorismo entre os estudantes, mesmo antes de concluírem seus cursos”. Ele acredita, ainda, que o fórum a ser promovido pela ALMG na cidade será muito positivo.

Na visão de Sara Antunes, o novo marco legal proposto pelo Projeto de Lei (PL) 3.578/16 vai contribuir para o crescimento desses empreendimentos. “Acho extremamente importante esse projeto. O grande problema no País é a falta de marcos legais e a insegurança jurídica. Se não há regras claras, ninguém investe. E uma lei é fundamental para estimular as empresas a investirem em inovação”, ressalta. O PL 3.578/16 é de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes e Dalmo Ribeiro Silva.

PASSO A PASSO – O Sistema Mineiro de Inovação (Simi) criou um infográfico que explica o que é uma startup, além de dar o passo a passo para tirar uma ideia do papel e começar a inovar. Minas Gerais é o segundo maior Estado em números, com mais de 350 startups. São Paulo ocupa a primeira posição, com cerca de 1.000 empresas. O movimento 100 Open Startups divulgou uma lista com as 100 startups brasileiras mais atraentes para empresas líderes em inovação. Minas Gerais ficou com a terceira posição, com 11 empresas com potencial para 2016.

Fonte: Unimontes

rodape 2