MENU

CONVIVÊNCIA COM A SECA- Região cobra ações do governo

encontro tecnicoFortalecimento do Centro de Estudos de Convivência com a seca no Semiárido Mineiro. Esta foi a principal proposta apresentada durante o Encontro de Convivência com a Seca realizado nessa segunda-feira, em São Francisco, pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e Prefeitura Municipal de São Francisco. O deputado Paulo Guedes, do PT, se comprometeu com o presidente da Amams, Luiz Rocha Neto, prefeito de São Francisco, em ser o porta-voz para alavancar o Centro de Estudos de Convivência com a seca no Semiárido Mineiro, que ajudará no desenvolvimento de estudos e tecnologias voltados ao convívio sustentável com o clima semiárido que será implantado por meio de parceria entre a Sedinor e apoio da Unimontes.

A criação de um Curso de Graduação ou Técnico sobre gestão das águas e convivência com a seca, pela Unimontes, foi outra proposta apresentada que será reivindicada junto à reitoria da universidade, pela Amams, o deputado e outras lideranças políticas da região.

O presidente da Amams comemorou a realização deste encontro descentralizado, em seu município, mas cobrou a participação de mais colegas prefeitos da região. “Precisamos estar unidos neste momento e cobrar juntos. Precisamos de ações imediatas de convivência com a seca. Não dá para ver o sertanejo sofrendo sem água, por falta de ajuda mais efetiva do Governo. Estamos vivendo momentos difíceis em nossos municípios com quedas nas receitas. O momento é de estar unidos e levar proposta concreta ao governo do Estado. Nós já temos todos os estudos e agora precisamos de ações imediatas e emergenciais. A triste realidade que estamos enfrentando é que temos os maquinários, mas não temos recursos par a custeá-los. Eles são necessários para a perfuração de poços e construção de barraginhas, ajudando o trabalhador rural em suas necessidades e preservando o meio ambiente. Nós podemos fazer muito mais, com muito menos, mas precisamos de parceiros importantes dos governos estadual e federal, através da Sedinor, Secretária de Agricultura, Emater, Igam, Codevasf, e Dnocs, Exército, Polícias Militar e Civil”, assinalou.

O diretor da Emater, João D’angelis, informou que a empresa vai desenvolver projeto em São Francisco, em parceria com o Governo do Estado e a Amams, que depois será levado a outros municípios da região para trabalhar a questão da Convivência com a Seca. O representante do Banco do Nordeste do Brasil, Ananias Pereira Souza, informou que a Medida Provisória do Governo Federal anunciada vai beneficiar produtores rurais do Nordeste e do Sudeste com a repactuação e liquidação de dívidas rurais. Assim que a medida for regulamentada no Governo, o BNB poderá falar na Amams aos prefeitos, secretários de agricultura e produtores sobre o enquadramento e as renegociações.

PRESENÇAS - O Encontro de Convivência com a Seca contou com as presenças do prefeito Luiz Rocha Neto, presidente da Amams, deputado Paulo Guedes, coronel André Agostinho Leão de Oliveira, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar; coronel César Ricardo de Oliveira Guimarães comandante 11ª Região de Polícia Militar; Gustavo Xavier Ferreira, secretário-adjunto da Sedinor; João D’angelis, diretor da Emate; major Paulo Sérgio, Comandante do 30º BPM de Januária; gerente regional da Emater, Maria de Lourdes Vieira Leopoldo; Ananias Pereira Souza, representante da Superintendência do BNB; Sued Kennedy Botelho, Secretário Executivo do Território de Desenvolvimento Norte – Fóruns Regionais.

Publicado em: 07/07/2016

Fonte: Jornal de Notícias

rodape 2

GO_TO_TOP